Sobre o Sebrae

Em Mato Grosso

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atua no desenvolvimento do empreendedorismo há mais de 40 anos em Mato Grosso.

Criado em 19 de setembro de 1975, época em que tinha o nome de Centro de Assistência Gerencial do Estado de Mato Grosso (Ceag), a instituição surgiu para atender uma necessidade do mercado, que tinha carência de consultorias, capacitações e outras atividades que favorecessem a melhoria da gestão nas empresas, tornando-as mais inovadoras e competitivas.

Naquela década, Mato Grosso tinha o comércio focado na capital e nos municípios da Baixada Cuiabana. As indústrias ainda eram embrionárias e precisavam ganhar competitividade para conquistar o mercado interestadual.

O Ceag foi ampliando sua capacidade de atendimento à medida que o estado crescia, abastecendo de conhecimento os empreendedores que iam expandindo seus negócios para as regiões mais distantes da área urbana. Na “bagagem” estavam o apoio ao desenvolvimento de atividades agrícolas e de beneficiamento de produtos da floresta.

Em 12 de abril de 1990 o Ceag passou a ser Cebrae e em seguida Sebrae. Deixou de ser órgão público para se tornar uma empresa privada sem fins lucrativos. A situação foi oficializada pela Lei número 8.029 e regulamentada pelo Decreto número 99.570, de 9 de outubro de 1990, posteriormente, alterada, pela Lei número 8.154, de 28 de dezembro de 1990.

Desde a sua fundação, a instituição continua a ter papel fundamental no desenvolvimento econômico do país, estimulando e promovendo a competitividade dos pequenos negócios, que representam mais de 90% do total de empresas de Mato Grosso.

O Sebrae atende quem deseja abrir seu primeiro negócio e àqueles que buscam melhorar suas empresas ou sua forma de atuação no mercado, com informações e orientações técnicas, consultorias, cursos, palestras, oficinas, cartilhas e eventos em diversos temas. Entre eles:

- Empreendedorismo
- Inovação
- Finanças
- Mercado
- Cooperação
- Organização
- Planejamento
- Recursos Humanos
- Leis e Normas